Bolsa Atleta: Veja Como Participar e Como Fazer Sua Inscrição.

O Bolsa Atleta é um dos mais famosos programas de patrocínio individual. Em vigor desde 2005, diversos atletas já foram contemplados pelo programa, recebendo um benefício anual, no valor mensal que pode chegar até R$ 3.100,00.

Para participar do programa é necessário seguir alguns passos. Além disso, o programa é dividido em categorias, aumentando as chances de participação de diversos atletas. Veja neste artigo, o que é preciso fazer para participar, quais os requisitos e como fazer sua inscrição.

O que é Bolsa atleta?

O Bolsa Atleta é um programa do Governo Federal que oferece patrocínio a alguns atletas e para-atletas de forma individual. Mas para que o patrocínio seja realizado o atleta precisa provar que tem um bom desempenho em diversos tipos de competições de sua categoria.

bolsa atleta valor

Conheça o programa do Governo Federal!

Esse programa foi criado no ano de 2004 e hoje é considerado um dos maiores programas de patrocínio individual à nível mundial. Até o ano de 2016, o programa já investiu mais de 100 milhões de reais. Além disso, o atleta pode ter outros patrocinadores.

O programa é dividido em 5 categorias:

  • Base;
  • Estudantil;
  • Nacional;
  • Internacional; e
  • Olímpica/Paraolímpica.

Leia também os artigos:

Bolsa atleta Valor

O valor do benefício pode variar de acordo com cada participante e sua modalidade. Esse valor vai de trezentos e setenta reais á três mil e cem reais. O benefício é prestado no período de um ano.

O pagamento do Bolsa Atleta Federal é realizado através de uma conta no Banco da Caixa Econômica. Vários competidores participaram do Bolsa atleta 2018.

Como participar?

Para participar do Bolsa Atleta 2020, o candidato precisa cumprir algumas exigências feitas pelo programa.

O primeiro é com respeito ao rendimento. É necessário ter uma boa performance, ou seja, ter bons resultados em competições realizadas em diferentes modalidades. Da mesma forma, é preciso que o atleta se mantenha em dias com seus treinamentos e participando de competições.

O candidato não precisa comprovar uma boa situação financeira como também não precisa ter intermediários. Isto quer dizer que, qualquer atleta que tenha um bom desempenho nas competições, pode participar do programa.

O programa atende a todas as categorias do esporte, mas a prioridade é sempre para os esportes voltados para os jogos olímpicos e paraolímpicos. Depois disso, é selecionado os melhores para os jogos Pan-Americanos e em seguida, para outras modalidades.

Bolsa Atleta Inscrições

As inscrições para o Bolsa Atleta 2019 devem ser feitas no site do Ministério do Esporte. Após acessar o site, escolha a opção “Bolsa Atleta” e preencha um formulário de inscrição.

Bolsa atleta 2019 inscrições

Veja como fazer sua inscrição!

Depois que terminar a inscrição, o candidato vai receber um e-mail que confirma o cadastro realizado. Nesse e-mail, terá informações como login e senha, pois, sempre que for fazer um acesso na Área Restrita no site, o candidato terá que usar essas informações, inclusive para ver a lista de contemplados bolsa atleta 2019.

acesse a área restrita do programa

Veja como acessar a Área Restrita!

Depois disso será preciso enviar alguns documentos exigidos para efetuar a inscrição, para o Ministério do Esporte. Esses documentos são apresentados no Edital de cada edição. Caso seja necessário, a equipe do programa entrará em contato com o candidato via e-mail.

A confirmação de que o atleta participará do programa, será quando o nome do candidato sair no Diário Oficial da União. Depois do nome divulgado, o candidato terá trinta dias para realizar a impressão e o preenchimento do Termo de Adesão.

A partir de quando é realizado o pagamento do benefício?

O pagamento do benefício é realizado depois que o candidato envia o Termo de Adesão, já preenchido e assinado. O endereço para enviar o termo, está contido no edital. O pagamento ocorrerá no mês seguinte à chegada do documento no Ministério do Esporte.

Quais os motivos para o cancelamento do benefício?

O atleta poderá ter sua Bolsa cancelada caso descumpra qualquer requisito solicitado para seu patrocínio ou que deixe de atender alguma cláusula do Termo. O atleta que for pego pela utilização de doping também terá sua bolsa cancelada.

Comprovantes e documentos falsos também é um motivo para cancelamento, além das faltas nos treinos e nas competições, sem comprovar um motivo válido. Todo aquele que se cadastrar no Bolsa Atleta Estudantil, precisa comprovar que estar matriculado numa escola.