Diabéticos: Confira Alguns Alimentos Para Controlar a Glicemia

Os diabéticos todos os dias se deparam com a seguinte questão: o que comer! Felizmente, quem tem essa doença pode comer quase tudo, tirando aqueles alimentos ricos em carboidratos refinados.

Porém, esta liberada as frutas, verduras, leguminosas, tubérculos, grãos e muito mais. Na internet você encontra diversas receitas de comida para diabéticos. Manter a glicemia no nível correto é muito importante, já que a diabetes causa diversos problemas.

Frutas

Por anos muitas pessoas acreditaram que os diabéticos não podiam comer frutas. Mas, qual o fundamento desse pensamento? A razão é simples!

Toda fruta possui seu próprio açúcar, uma substância chamada frutose, que nada mais é do que o açúcar natural de cada fruta. Acreditava-se que até mesmo esse açúcar deveria ser evitado a todo custo pelos diabéticos tipo 1 e diabéticos tipo 2.

Diabéticos podem comer banana

Todas as frutas podem ser consumidas, portanto que sejam com moderação

Com o passar do tempo, ficou comprovado que o diabético pode comer todas as frutas, mas com moderação na quantidade.

Diabéticos podem comer abacate, que além de conter pouca frutose, é rico em fibra e gorduras saudáveis. Diabéticos podem comer banana que também é rica em fibra, potássio, magnésio e diversas vitaminas.

Diabéticos podem comer abacaxi, pois ele é rico em vitamina C e também em fibras, importante para baixar a glicose.

Aproveite para ler também sobre:

Leguminosas

As leguminosas também são importantes na alimentação de uma pessoa com pré diabetes. Colocar na refeição alimentos como feijão, grão de bico, ervilha e soja, vai ajudar no controle da glicemia.

Você não precisa sentir os sintomas de diabetes tipo 2 para começar a mudar seus hábitos alimentares. Por isso, se você não come leguminosa, comece a rever seus conceitos quanto a esse assunto.

Grãos integrais

Os grãos integrais são extremamente essenciais numa refeição para quem tem essa doença. Alguns médicos chegam até a dizer que eles fazem parte do tratamento para diabetes. Qual a sua importância?

Os grãos integrais são ricos em nutrientes capazes de equilibrar os níveis de glicemia, evitando picos de insulina no organismo. Além disso, eles são responsáveis por manter você saciado por muito mais tempo. Evitando que você fique de instante e instante beliscando algumas comidas, inclusive doces.

Você não precisa saber tudo sobre diabetes para começar a comer grãos integrais. Alguns desses grãos: arroz integral, semente de chia, linhaça, quinoa e principalmente aveia.

Eles devem ser consumidos com regularidades e de modo equilibrado, assim você terá suas taxas sempre normalizadas.

pré diabético pode comer carboidratos

Grãos integrais e carboidratos complexos estão liberados para quem tem diabetes

Carboidratos integrais

Dizer que todo alimento que possua carboidratos é proibido para quem tem essa doença é um verdadeiro erro. O diabético precisa evitar carboidratos, porém, os considerados refinados que só aumentam os níveis de glicemia.

No entanto, os carboidratos complexos são considerados alimentos saudáveis e apropriados para quem tem diabetes. Por isso, os diabéticos podem comer macaxeira, que também é um alimento de baixo índice glicêmico.

Da mesma forma, diabéticos podem comer milho, que é considerado um carboidrato complexo e rico em fibra. Inclusive, muitas pessoas têm dúvidas se diabéticos podem comer cuscuz ou não e a resposta é sim.

Além disso, são carboidratos complexos: batata doce, aveia, milho de pipoca, inhame, massa de trigo integral e muitos outros.

Verduras e legumes

Muitas pessoas acreditam que diabetes tem cura por causa das experiências que possuem, depois que mudaram seus hábitos alimentares. E as verduras e leguminosas tem participação especial nessa questão.

Muitas pessoas passaram a investir mais nesse tipo de alimentação, sendo o responsável por 50% da composição do prato. Todas as verduras e leguminosas estão liberadas, principalmente as folhas verdes escuras. Sendo assim, aposte num prato colorido!

Oleaginosas

Muitas receitas de comida para diabéticos contêm oleaginosas, alimento importante para reduzir o nível de glicose, pois ele é fundamental para o controle do açúcar no sangue. São ricos em Ômega 3, antioxidantes e contém muitos outros nutrientes essenciais para o organismo.

São oleaginosas: castanha-do-pará, castanha de caju, amendoim, avelã, nozes, amêndoas e muitas outras.

Você não precisa esperar para sentir os sintomas do diabetes para mudar os seus hábitos alimentares. Quanto mais cedo você passar a se alimentar bem, mais longe essa doença fica de você.