Conheça 7 Temperos Naturais e Seus Benefícios!

Existem muitos temperos naturais, mas neste artigo vamos nos concentrar apenas em 7 deles. Os temperos naturais podem dar um sabor todo especial na comida, mas o mais importante é que eles proporcionam muitos benefícios para a nossa saúde, eliminando doenças e blindando o nosso organismo contras futuras enfermidades.

Açafrão da terra

Um dos temperos naturais mais usados hoje é dia é o açafrão da terra ou cúrcuma como é conhecido. Muito popular na Índia, esse tempero ganhou o mundo e atualmente está presente em vários pratos finos e populares.

É um dos temperos naturais em pó, de cor amarelo forte e possui um gosto peculiar. Esse tempero é rico em nutrientes e considerado pelos estudiosos e pesquisadores como o melhor anti-inflamatório que existe atualmente. Seu consumo pode afastar doenças e até curar algumas. Inclusive, esse é um dos temperos naturais para bebê, devido a suas propriedades.

tempero natural gengibre

Conheça mais sobre o Gengibre e a Cúrcuma!

Gengibre

O gengibre também entra nessa lista de temperos naturais. É uma raiz de gosto forte e meio picante, muito usada em comidas quentes e também em sucos. Esse é um dos melhores temperos naturais para frango, o sabor é maravilhoso.

Além do saber que ele dá a comida, ele também traz muitos benefícios para o nosso organismo. Por exemplo, ele aumenta a imunidade, tem ação anti-inflamatória, alivia dores musculares e muito mais.

Aproveite para ler também sobre:

Orégano

O orégano também não fica de fora dessa lista. Esse é um dos temperos mais utilizado no mundo todo. Muito conhecido na pizza, ele pode ser usado em saladas, caldos, sopas, cremes, guisados e até mesmo em chá. Além disso, ele é um dos temperos naturais para carne, dando um sabor todo especial ao prato.

Além de ser usado em muitos preparos, o orégano também confere muitos benefícios a nossa saúde. Fortalece o sistema imunológico, é antioxidante, é fonte de ômega 3 e por isso possibilita diversos benefícios, entre eles podemos citar: atua contra problemas respiratórios, gripes e resfriados, contribui para o bom funcionamento do coração e evita doenças devido ao seu poder antioxidante.

Páprica

A páprica é um alimento natural muito usado aqui no Brasil. Trata-se de um pó de cor vermelho forte, que é produzido do pimentão e pimenta vermelha. Isso explica o por que existe a páprica picante e a páprica doce.

Ela pode ser usada em diversos alimentos e receitas como carnes, frangos, refogados, molhos e muito mais. Mas não é apenas isso, ela pode oferecer benefícios para o organismo.

Esse alimento tem a capacidade de acelerar o metabolismo ajudando no emagrecimento, estimula a circulação sanguínea, além de atuar como desintoxicante natural do corpo. Seu consumo regular também ajuda no controle de algumas taxas como triglicérides e pressão alta.

temperos naturais para carne

Veja todo os benefícios da páprica picante e doce

Pimenta

A pimenta também é outro alimento que você pode usar nas suas preparações de refeições. Existem vários tipos de pimenta, umas ardem bastante, já outras proporcionam apenas o cheiro e o sabor.

Elas podem ser utilizadas nas refeições para dar sabor, para deixar mais picante ou apenas para decorar.

É um tipo de tempero rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O consumo moderada e frequente da pimenta contribui para circulação, na perda de peso, no controle da hipertensão, além de ser um excelente anti-inflamatório.

Tomilho

O tomilho é um dos temperos naturais mais versáteis que existe. Ele pode ser utilizado em qualquer preparo e deixa qualquer refeição deliciosa. Além disso, pode-se fazer o chá de tomilho para aproveitar melhor suas propriedades.

Ele serve para diminuir incômodos intestinais, tem ação antisséptica e age como anti-inflamatório natural.

Alho

O alho é o tempero natural mais usado no mundo. Ele é responsável por dar um sabor especial às refeições. Seus benefícios são muitos. É um poderoso antioxidante, limpando nosso organismo de agentes agressores e evitando o surgimento de doenças.

Excelente para gripes e resfriados, tema ação antifúngica, antisséptica, anti-inflamatória, além de ajudar na redução de taxas como pressão arterial, glicemia e triglicérides.