Tipos de Acne – Veja o que causa, sintomas e como é feito o tratamento!

Atualmente existem muitos tipos de acne, umas das doenças de pele que afeta milhares de pessoas no mundo hoje em dia. Qualquer pessoa pode desenvolver a acne, porém a boa noticia é que essa doença pode ser prevenida e também tratada. No entanto, em alguns casos, elas deixam cicatrizes que podem ser permanentes. Saiba mais sobre esse problema lendo este artigo.

O que é acne?

Hoje em dia há vários tipos de acne, que é um problema de pele que afeta mais ou menos oitenta por cento dos adolescentes, atingindo unidades produzidas por pelos e glândulas sebáceas.

São cravos e espinhas que aparecem por causa de um processo inflamatório dessas glândulas e dos folículos. Ela aparece mais na época da adolescência mais pode também atingir a fase adulta, mais presentes nas mulheres.

Como é algo que envolve a aparência, muitos adolescente tem a sua autoestima afetada, os tornando, deprimidos e inseguros.

Aproveite para ler também os artigos:

Tipos de acne

tipos de acne

Veja as causas e os tipos de acne

A acne é um problema que pode atingir pessoas de qualquer idade e também acontece por diversas razões ou como resultado de algumas coisas. Por causa disso, podemos dizer que existem muitos tipos de acne.

Existe a acne neonatal que atinge um a cada cinco recém nascidos. Esse problema pode ser resolvido até o terceiro mês de vida, e não deixa cicatriz. Ela acontece por causa da produção de queratinócitos e andrógenos maternos.

A acne vulgaris ou vulgar como é chamada, é um tipo que afeta os adolescentes. Acontece devido o aumento hormonal que eleva os níveis de glândulas sebáceas. Esse tipo de acne atinge mais os meninos do que as meninas.

Também tema a acne conglobata que é o tipo mais grave e pode ser observado em homens e mulheres. Ela se assemelha a uma enorme lesão de pele e de modo geral, atinge outras regiões além do rosto. Essa espécie de acne normalmente acontece, mas quando isso ocorre as cicatrizes são permanentes.

Além desses tipos de acne que citamos agora, também existe:

  • Acne hormonal;
  • Acne infantil;
  • Acne bactéria;
  • Acne pré-menstrual;
  • Acne escoriada;
  • Acne scars;
  • Acne cosmética;
  • Acne rosácea;
  • Acne cística;
  • Acne fulminante.

Tratamento para diferentes tipos de acne

O tratamento para acne varia de acordo com o nível. Para aquelas mais simples, o ideal é lavar a região com um sabonete neutro e suave, durante umas duas vezes ao dia. Além disso, utilizar cremes e loções com substancias apropriadas como ácido retinoico, também auxiliam o tratamento. Em algumas situações, o médico pode receitar antibióticos.

Já as espinhas que se encontram no estado mais grave o médico pode administrar isotretinoína, que é um remédio que impede a formação de glândulas sebáceas. No entanto, esse meio é apenas para casos mais sérios pois ele provoca alguns efeitos indesejados como dores musculares, peles e lábios ressecados, além de comprometer o fígado.

Assim podemos concluir que o tratamento para acne é por meio de loções, pomadas, géis e remédios.

Antibióticos para acne

Veja como fazer o tratamento para diferentes tipos de acne

Qual o melhor antibiótico para acne?

Para aquelas causadas por processos inflamatórios como cravos e espinhas, o antibiótico usado geralmente usado é o eritromicina e peróxido de benzoíla. Esses dois são encontrados nas formas de gel, creme ou loção.

Já para aquelas mais severas são administrado por meio de um médico especialista, antibióticos em comprimido, ou seja, via oral. Os melhores antibióticos para diferentes tipos de acne são: tretaciclina ou azetromicina. São medicamentos muito eficientes no tratamento desse problema no estágio mais grave.

O que fazer para prevenir esses tipos de acne?

Esse problema estar associado ao acúmulo de gordura na pele e a atuação de bactérias. Por isso, adotar algumas medidas pode auxiliar na prevenção do problema. É importante ficar um pouco de tempo exposto ao sol, já que os raios têm uma ação antibacteriana. Mas é fundamental que esse tempo não seja demais, pois do contrário, vai haver uma produção de oleosidade, provocando o surgimento de mais espinhas.

Deixar sempre a pela limpa, removendo toda a sujeira do dia e também a maquiagem. A alimentação também é muito importante. Evitar comida muito gordurosa e calórica pode contribuir para a prevenção de muitos tipos de acne.

O que causa acne?

Uma das causas da acne mais comum é o fator hormonal. Mas outros fatores também contribuem para o aparecimento dessa doença. Como já dissemos, o excesso de oleosidade causado pela exposição ao sol, pela sujeira da pele devido a não remoção da maquiagem, e também a má alimentação, podem ser fatores determinantes para causar essa doença.

O que é acne pustulosa?

A acne pustulosa é quando há bolinhas vermelhas geralmente com pus, devido ao processo inflamatório. Em algumas pessoas, esse estágio da doença pode ser bem dolorosa. De modo geral, as pessoas mais afetadas por ela são os adolescentes e os jovens adultos.